segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O CRENTE , O ATEU , O AGNÓSTICO E O DEBATE RELIGIOSO E FILOSÓFICO

O CRENTE é aquele que crê em Deus. Geralmente se associa esse termo ao protestante , mas , na verdade seja a pessoa de qualquer religião, se crê que há um Deus é crente ( crente é aquele que crê em algo ) ; ou mesmo se não tem religião nenhuma , mas crê que há um Deus é crente. Podemos também chamar de teísta qualquer que creia na existência de Deus. Um cara pode acreditar na reencarnação , no espiritismo, e não participar de congregação espírita alguma. No que ele acredita na reencarnação , logo ele crê que tudo o que ele tem que fazer é ser virtuoso , praticar o bem para desenvolver-se espiritualmente e avançar na sua progressão. Assim , para ser teísta não é necessário participar de qualquer congregação religiosa. O ATEU é aquele que não acredita na existência de Deus AteuAteu é quem não crê em Deus ou em qualquer ser superior. "A palavra tem origem no Grego “atheos” que significa “sem Deus, que nega e abandona os deuses”. É formado pela partícula de negação “a” juntamente com o radical “theos” (deus).Nas religiões teológicas (que envolvem a crença em um ser divino), um ateu é aquele que nega a existência de um ser supremo, onipotente (que pode tudo), onisciente (que sabe tudo) e onipresente (que está ao mesmo tempo em todos os lugares).
O ateísmo é a doutrina dos ateus. É uma postura filosófica que rejeita a ideia de existência de quaisquer deuses. É uma atitude de descrença perante a afirmação religiosa de que existem divindades e de que elas exercem influência no universo e na conduta humana.Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando defende de forma veemente a ausência de qualquer deus) ou uma atitude passiva (quando nega apenas por não haver provas que demonstrem a existência da divindade).
A atitude passiva é uma forma de agnosticismo, em que os ateus agnósticos não acreditam em Deus, mas ao mesmo tempo não descartam a possibilidade de existência."
O AGNÓSTICO pode ser TEÍSTA ou ATEÍSTA Um AGNÓSTICO TEÍSTA admite que não tem conhecimento que comprove a existência de Deus, mas acredita que Deus existe ou admite a possibilidade de que pode existir. Por outro lado, o AGNÓSTICO ATEÍSTA também admite não possuir conhecimento que comprove a não existência de Deus, mas não acredita na possibilidade que Deus exista.

Há muitas discussões religiosas em grupos de debates em que crentes e ateus argumentam e contra-argumentam. Porém, nem ateu nem crente pode provar sua crença , muito menos o agnóstico , que por sua própria natureza já descarta essa possibilidade de provar a existência ou inexistência de Deus. Os debates acabam sendo embates de ideias em que o mais bem articulado e hábil com a linguagem parece levar vantagem se o oponente não tiver tanta bagagem e articulação. O crente alega que Deus é questão de fé , que não precisa provar , pois se pode perceber Deus no Universo , na Natureza , afinal como pode tudo existir assim perfeitamente se não fosse por um Deus criado. Como pode tudo existir a partir do nada ? Logo , Deus criou tudo. O ateu geralmente se exime da responsabilidade de provar que Deus não existe. Para o ateu não se pode provar algo que não existe ; o crente é que tem de provar que Deus existe. O ateu ainda questiona como pode haver Deus se há tanto sofrimento na Terra ; que Deus insensível é esse ? Alegam também os ateus que não há perfeição alguma , e apontam coisas que na natureza que poderiam ser melhores , como por exemplo , que uns animais se alimentem de outros , quando podiam ser todos vegetarianos. O ateu inquire o crente sobre sua alegação de que como pode haver o universo a partir do nada , então há um criador que é Deus. Então o ateu inquire o crente que diz que do nada nada pode surgir , como pode então Deus surgir do nada , e procuram encostar o teísta na parede perguntando de onde vem Deus ? Quem criou Deus ? Como Deus pode ter vindo do nada ? O crente geralmente recorre a Bíblia , aos ditos que se encontram no livro sagrado dos cristãos , enquanto os crentes contra-ataca chamando padres de pedófilos , pastores de ladrões e por vezes a discussão vira baixaria , na qual o ateu acaba levando vantagem pois não tem problemas em xingar e usar de palavrões e outros recursos que o crente não acha apropriado usar , como crente. Os ateus costumam atacar as religiões e se reportam à Inquisição para demonstrar o quanto quanto cruéis podem ser os religiosos , enquanto os crentes também alegam que os ateus mataram muitos também nas revoluções comunistas nos países da antiga " Cortina de Ferro". Os ateus têm os crentes como alienados e criticam o dízimo , enquanto os crentes prometem que os ateus vão queimar no Inferno.


Mas é de fato complicado entender o começo de tudo seja Deus ou o Universo , e os debates nunca chegam a uma conclusão definitiva ; ainda assim se pode aprender isso aquilo com as ideias e conhecimentos que uns e outros trazem e que uns e outros desconheciam. Certamente que nos debates se aprende , se quer aprender , tanto um lado como outro , pois informações muitas são trocadas. Porém há muito estresse e troca de ofensas , dependendo do grupo


Não se sabe o quanto ateus têm se tornado menos ateus ou crentes se tornado menos crentes a partir das discussões e as tantas informações que entram nelas de tantos quanto participam dos debates , porém , o certo que enriquecido mais de conhecimento se tem tanto os ateus quanto os crentes. Certamente também é que muitos tem assim reforçado sua crença , seu ateísmo ou seu agnosticismo.

Para muitos também o debate é apenas um exercício de linguagem , de filosofia , em que ninguém vai se convencer facilmente pelo outro , mas vai aprender pra si e testar suas habilidades argumentativas. Alguns ainda conseguem assim se divertir e passar o tempo ,

mas sobre Deus não se pode provar nada , existência ou inexistência. Creio que cada um fica com o que lhe cabe na razão.

18 comentários:

  1. Somente li a primeira tirinha e já parei, pois li "deus um delirio", ao contrario de quem fez esta tirinha. Ele fala que realmente não temos como provar que "deus" não existe, assim como também não conseguimos provar que não existe um bule minusculo girando na orbita da terra, do mesmo jeito que vcs não conseguem provar que ele existe ou que o elefante rosa que é o meu deus não existe. Argumento fraco de gente com cabeça pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está-se tratando sobre o possível criador do universo , não importa o nome que se lhe dê. Se ao possível criador do universo alguém quer dar o nome de bule ou elefante cor de rora não importa. O que importa é saber se o universo foi criado por algum ser , o nome ou forma que ele tenha , se tem forma de bule ou de elefante não é o mais importante.

      Excluir
  2. An?? Se nem o teísta nem o ateísta conseguem provar em 100% sua crença, lógicamente o agnostico está certo.
    O Agnostico agora precisa provar que nenhum dos dois lados conseguem provar? kkk...

    ResponderExcluir
  3. Sim , o agnosticismo tem fundamento ; o agnóstico teísta por exemplo é um cara que acredita que Deus criou o universo , mas não se arvora a falar neda desse deus , pois o desconhece.

    ResponderExcluir
  4. A discussão é entorno do que surgiu do nada. deus ou o Universo. O Universo está aí.. Agora traga seu deus para a mesa de argumentações :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A discussão é entorno do que surgiu do nada ou se pode-se provar ou não a existência de Deus? .... Não há provas concretas para o fundamento ateu ou o fundamento cristão, isso é algo intimo e não há como convencer ao outro a não ser q essa pessoa se convença por sí só ... de uma coisa eu tenho certeza: NINGUÉM ESTÁ COM A RAZÃO ABSOLUTA.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Deus não é existência, a palavra Deus quer dizer poder, Deus não existe ele é eternidade, o que existe é apenas sua manifestação, não podemos provar existência em uma substância que nasce em si mesma, porque existência é tudo aquilo que tem um começo, Deus não tem a forma da existência e se Ele existisse, não seria Deus o Pai do Todo, mas podemos provar que não existe sua manifestação, o nome desse poder que se manifesta através do verbo se chama Deus, Já aquele que "É" e que se manifesta, isso é Deus, a palavra deus em seu significado quer dizer poder...

    ResponderExcluir
  7. Correção à cima, podemos provar que existe a sua manifestação, Deus é eterno e não existência, ateus desconhecem os significados da palavra, Deus que é poder, Pai que é aquele ou aquilo que gera, e existência que se dá à tudo que teve um começo, nascimento, gerado ou foi criado, se existimos é lógico que dentro dessa definição temos um criador...

    ResponderExcluir
  8. Só para corrigir o título à cima, religião é apenas um dos pilares da filosofia, a filosofia tem quatro pilares, ciências, artes, religião e política...

    ResponderExcluir
  9. Só para corrigir o título à cima, religião é apenas um dos pilares da filosofia, a filosofia tem quatro pilares, ciências, artes, religião e política...

    ResponderExcluir
  10. Correção à cima, podemos provar que existe a sua manifestação, Deus é eterno e não existência, ateus desconhecem os significados da palavra, Deus que é poder, Pai que é aquele ou aquilo que gera, e existência que se dá à tudo que teve um começo, nascimento, gerado ou foi criado, se existimos é lógico que dentro dessa definição temos um criador...

    ResponderExcluir
  11. Eu sou ateu desde que penso por mim próprio, com muito orgulho. Até agora ainda ninguém me provou que Deus existe.
    Deus não existe, nem é preciso para nada, e porquê?
    O homem é fruto de uma evolução que começou (para o homem, porque a evolução vem de muito mais longe, há cerca de 3,8 mil milhões de anos) há cerca de 7 milhões de anos. Esta evolução durou milhões de anos, até que há cerca de 300 mil anos o homem evoluiu para formas mais modernas e há cerca de 50 mil anos evoluiu finalmente para o que conhecemos hoje. O homem criou Deuses ao longo do tempo para responder a medos e superstições. A origem da crença religiosa nos nossos ancestrais evolutivos distantes que viviam em cavernas é decorrente do medo das forças ruidosas e assustadoras da Natureza (como o vulcão, trovão, terramotos, relâmpagos, enchentes etc.), e como modo de espantá-las e apaziguá-las, surgiram os cultos que lentamente se transformaram em religiões, com suas variadas cerimónias, que se tornaram cada vez mais complexas e sofisticadas como as denominações da actualidade.

    Deus, com as características que hoje lhe atribuímos só foi inventado, imaginado, criado pelo homem há pouco mais de 3 mil anos.

    E NOS MILHARES E MILHÕES DE ANOS QUE ANTECEDERAM ONDE ESTAVA DEUS? Em lado nenhum, porque ainda não tinha sido inventado pelo homem.

    Tudo o que disse é muito resumido, mas para mim é mais que evidente que a ideia de deus é absurda.

    Por causa de deus, ou melhor, a história de Deus tem sido palco de lutas e tensões atrozes. Os profetas de Israel sentiam o seu Deus como uma dor física que lhes retorcia violentamente cada membro e os enchia de raiva e júbilo. Lemos sobre cimos de montanhas, trevas, desolação e terror. Como disse acima, o Antigo Testamento, principalmente no Deuteronómio, retrata quase só guerras sangrentas, ordenadas, segundo a Bíblia, por Deus. Mas ao longo dos tempos podemos falar das guerras para impor a religião ao ocidente, as guerras das cruzadas, a Inquisição, a época da «caça às bruxas», as guerras para dizimar populações inteiras de Cátaros ou Albigenses, de Maniqueístas, as guerras francesas, a guerra dos trinta anos, o conflito da Irlanda do Norte, etc. No Islão vemos o conceito de Jihad ou “guerra santa”, este conceito tem sido usado para descrever a guerra contra os infiéis na expansão e defesa do território islâmico. Esta lista não é de forma alguma exaustiva. Estas ordenadas por homens, mas por causa de Deus.
    Não me vou alongar mais. Só direi o seguinte: Se Deus existisse mesmo, sem sombra de dúvidas, dadas as qualidades que lhe imputam "Omnisciência, Omnipresença, Omnipotência, além de outras mais", e, sabendo que existem milhares de religiões no mundo, sabendo que há muito boa gente que põe em causa a sua existência, ele deveria aparecer e dizer: quem disse que eu não existo, aqui estou, isto é, devia dar-se a conhecer de facto, e na realidade, sem sombra de dúvidas. Isso é que era de mestre, acabava com todas as dúvidas.
    Mas é óbvio que tal não acontece. Logo, Não Existe.
    Tudo o resto que digam são tretas.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou ateu desde que penso por mim próprio, com muito orgulho. Até agora ainda ninguém me provou que Deus existe.
    Deus não existe, nem é preciso para nada, e porquê?
    O homem é fruto de uma evolução que começou (para o homem, porque a evolução vem de muito mais longe, há cerca de 3,8 mil milhões de anos) há cerca de 7 milhões de anos. Esta evolução durou milhões de anos, até que há cerca de 300 mil anos o homem evoluiu para formas mais modernas e há cerca de 50 mil anos evoluiu finalmente para o que conhecemos hoje. O homem criou Deuses ao longo do tempo para responder a medos e superstições. A origem da crença religiosa nos nossos ancestrais evolutivos distantes que viviam em cavernas é decorrente do medo das forças ruidosas e assustadoras da Natureza (como o vulcão, trovão, terramotos, relâmpagos, enchentes etc.), e como modo de espantá-las e apaziguá-las, surgiram os cultos que lentamente se transformaram em religiões, com suas variadas cerimónias, que se tornaram cada vez mais complexas e sofisticadas como as denominações da actualidade.

    Deus, com as características que hoje lhe atribuímos só foi inventado, imaginado, criado pelo homem há pouco mais de 3 mil anos.

    E NOS MILHARES E MILHÕES DE ANOS QUE ANTECEDERAM ONDE ESTAVA DEUS? Em lado nenhum, porque ainda não tinha sido inventado pelo homem.

    Tudo o que disse é muito resumido, mas para mim é mais que evidente que a ideia de deus é absurda.

    Por causa de deus, ou melhor, a história de Deus tem sido palco de lutas e tensões atrozes. Os profetas de Israel sentiam o seu Deus como uma dor física que lhes retorcia violentamente cada membro e os enchia de raiva e júbilo. Lemos sobre cimos de montanhas, trevas, desolação e terror. Como disse acima, o Antigo Testamento, principalmente no Deuteronómio, retrata quase só guerras sangrentas, ordenadas, segundo a Bíblia, por Deus. Mas ao longo dos tempos podemos falar das guerras para impor a religião ao ocidente, as guerras das cruzadas, a Inquisição, a época da «caça às bruxas», as guerras para dizimar populações inteiras de Cátaros ou Albigenses, de Maniqueístas, as guerras francesas, a guerra dos trinta anos, o conflito da Irlanda do Norte, etc. No Islão vemos o conceito de Jihad ou “guerra santa”, este conceito tem sido usado para descrever a guerra contra os infiéis na expansão e defesa do território islâmico. Esta lista não é de forma alguma exaustiva. Estas ordenadas por homens, mas por causa de Deus.
    Não me vou alongar mais. Só direi o seguinte: Se Deus existisse mesmo, sem sombra de dúvidas, dadas as qualidades que lhe imputam "Omnisciência, Omnipresença, Omnipotência, além de outras mais", e, sabendo que existem milhares de religiões no mundo, sabendo que há muito boa gente que põe em causa a sua existência, ele deveria aparecer e dizer: quem disse que eu não existo, aqui estou, isto é, devia dar-se a conhecer de facto, e na realidade, sem sombra de dúvidas. Isso é que era de mestre, acabava com todas as dúvidas.
    Mas é óbvio que tal não acontece. Logo, Não Existe.
    Tudo o resto que digam são tretas.

    ResponderExcluir
  13. Quem quiser aprimorar seus conhecimentos sobre muitos assuntos e também sobre a NÃO EXISTÊNCIA de DEUS leiam o livro: O UNIVERSO - A TERRA - O HOMEM, e o Homem Criou Deus(es) À Sua Imagem. Leiam, que vão gostar. Está na Chiado Editora, ou melhor, na Chiado Books.

    ResponderExcluir
  14. Delírio kkkkkkk delírio é acreditar que o homem veio do macaco isso é delírio....

    ResponderExcluir
  15. É impossível olhar para a grandiosidade do universo para a complexidade do corpo humano e afirmar que não existe Deus... O ser humano não é fruto do acaso

    ResponderExcluir
  16. Ser agnóstico ateísta permite-me afirmar que apesar de ser impossível saber se Deus, ou qualquer outra divindade existe ou não, eu sou relativamente cético quanto a uma eventual existência desta mesma divindade, ou de qualquer outra devido à minha total concordância com os argumentos plausivelmente fortes apresentados em público sobretudo por grandes nomes, como nomeadamente Richard Dawkins e Bertrand Russell entre eles os principais: a existência do mal e da corrupção; o facto de haverem milhões de pessoas em todo o mundo a passar fome e miséria, ou ainda por cima a viverem na rua; uma das perguntas retóricas indubitavelmente mais marcantes (sobretudo por parte dos colegas ateus e bem, na minha opinião) é precisamente o porquê, de Deus (isto se realmente existe, como duvido que exista) ter aberto o Mar Vermelho, para que o Moisés tirasse os judeus do Egito mas já não ter aberto os portões dos campos de concentração nazis, onde morreram precisamente seis milhões destes mesmos membros religiosos; o facto de existirem pessoas ruins e se Deus realmente existe (como efetivamente duvido muito que exista) porque é que permite a existência destas mesmas pessoas, se jamais em vez alguma mereciam existir; se não fosse a ciência e a medicina queria ver, ou pagava para ver o que é que as religiões faziam, quanto à cura de doenças ou cancros (provavelmente nada); contudo, não afirmo nem manifesto ou reivindico sequer a sua inexistência admitindo humildemente a eventual hipótese de estar totalmente errado, apenas sou extremamente cético em relação a uma eventual existência de Deus ou qualquer outra divindade, ou seja duvido muito que realmente exista por todas as razões acima proferidas e destacadas, por isso o motivo do qual eu sou mero apoiante da Teoria do Big Bang por parte da ciência; na minha sincera opinião pessoal, a religião tem a forte capacidade de não só manipular a mente humana, como também de retirar a liberdade às pessoas criando em indivíduos de mentes fracas um perigoso conforto ilusório persuasivo, pelo qual os leva a cometer atos irracionalmente horrendos e violentamente injustificáveis; eu pessoalmente considero a fé como algo bastante perigosa, uma vez que é não só cega, como também meramente ilusória, criando na pessoa uma falsa sensação de alegria e de falsa estúpida esperança, o que no final é claramente demonstrativo que não corresponde à realidade mas sim à hipocrisia, à ruindade, à estupidez, à burrice, à maluquice e à falsidade extrema, caindo por sua vez erroneamente na tentação de cometer atos puramente maléficos e de estragar incondicionalmente a própria vida, cujo bem é totalmente imprescindível ou o mais precioso, e capital que existe em todos os seres vivos, inclusive também a nós todos seres humanos que é precisamente a própria vida.

    ResponderExcluir