quarta-feira, 6 de junho de 2018

O que falta no Brasil é amor

Dizem que tem brasileiro que eh capaz de gastar mil reais para que seu vizinho não ganhe cem, só por sacanagem. Não sei onde ou ate onde isso eh verdade, mas eh evidente que, entre outras coisas, o que falta no Brasil eh amor, irmandade, união, compatriotismo. Os brasileiros não se veem como um povo irmão. Certamente que a diversidade de racas, de origens, de diferentes culturas e mentalidades que formam o povo deste pais contribui para não haver uma mais fácil e natural união, em que as pessoas se reconheçam de um modo mais familiar e sem estranhamentos de uns em relação aos outros; mas , porem, sendo um pais, delimitado por uma língua em comum em um território determinado, deveria haver um ponto de convergência que fundamentasse a coesão de todos em torno de um ideal dr nação que a todos abrangesse e unificasse como uma nação harmonicamente em sua conformação, formando uma unidade.
Um simbolo que universalmente representa o Brasil ante o mundo eh o Cristo Redentor ; Jesus, que ensinou a amar uns aos outros. Mas o que vemos, diferentemente do amor que o Cristo nos ensina, vemos eh a cultura do ódio disseminada e crescente entre brasileiros, em função de problemáticas que poderiam ser mais facilmente resolvidas se houvesse mais esse amor fraternal e compatriota que deveria permear entre os brasileiros, sob a égide do seu simbolo maior, o Amor, representado pelo Cristo Redentor.
E sob a égide do Cristo redentor, que nos recomenda esse amor, que deveríamos ter entre nos, independentemente de raca, de origem, de cultura, ao invés de vivermos a harmonia, a fraternidade que esse amor nos poderia proporcionar como bons compatriotas, o que presenciamos são os brasileiros se digladiando de varias formas, demonstrando seus ódios uns aos outros, como diferentes tribos em guerra. Assim eh que vemos brancos maltratarem pretos, sulistas maltratarem nordestinos e nortistas; os índios são desrespeitados em suas reservas entre outros exemplos. Essa falta de consideração, de irmandade, de compatriotismo entre brasileiros, este sentimento de superioridade e desejo de humilhar o compatriota brasileiro se mostrou mais evidenciadamente e vergonhosamente escancarado quando da politica do presidente Lula, quando proporcionou a pessoas humildes, das classes menos privilegiadas, pobres, um melhor poder aquisitivo e se manifestaram reações contrarias de pessoas das classes mais abastadas , que não aceitavam ver pessoas pobres, de classes mais
 humildes frequentando os mesmos aeroportos e aviões, as mesmas faculdades, alias, por falar em faculdade, a forma como muitos "bacaninhas" reagem contrariamente às cotas, evidencia também essa falta de compreensão e acolhimento deste importante recurso de reparação para a raca negra enfim ter maior possibilidade de acesso ao grau superior de estudo, visto a falta de condições de competição com pessoas de famílias brancas abastadas que podem se dedicar mais seu tempo ao estudo. A mentalidade escravagista, juntamente com o racismo, ainda permeia, passada através das gerações, na qual, guardadas as devidas proporções, se acha natural que uma gente pobre seja sempre pobre, como se isso fosse algo estabelecido por desígnio divino, da própria natureza. Assim como se tinha escravos por desígnio divino e natural para servir, os pobres seriam patenteadamente pobres para servir às classes mais abastadas, quase como escravos para servir aos mais abastados, sem direito de serem iguais, como compatriotas, e ascenderem a condões de vida mais dignas , mais iguais, como brasileiros também , que também são. Alias, outra coisa que brasileiro de classe mais abastada gosta de fazer eh humilhar os compatriotas pobres com piadas humilhantes, como se ser pobre fosse um defeito dessas pessoas e não fossem vitimas de uma injusta estrutura social. Vitimas de uma aberração social.

Poderíamos elencar aqui mais e mais exemplos dessa desunião, falta de fraternidade, de compatriotismo que permeia entre os brasileiros; essa falta de amor sob a égide do Cristo Redentor, simbolo universal da nação entre brasileiros; essa falta de amor entre os pares auriverdes.
Não podemos apontar aqui uma perspectiva de solucao imediata, de mudança dessa situação, para que os brasileiros passem a se convergirem numa nação, em compatriota união de uma nação: brancos, negros, índios, mestiços, descendentes de outras etnias, de outras racas estrangeiras, etc. , mas constatar e apontar essa problemática já eh importante para uma reflexão e discussão do tema para que se tentar encontrar uma solução , um ponto de convergência , de união da raca brasileira, sem a cultura do ódio e o respeito mutuo e o reconhecimento do outro como par sob uma bandeira, uma nação, independente de raca, cor, cultura, religião, região. Constatar isso já eh um começo para se procurar reformar um novo Brasil, em que todos se reconheçam como pares e se comece a formar um Brasil unido e coeso, com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário