quinta-feira, 12 de julho de 2018

A Geografia das Crenças - "O homem é fruto do meio. "

Sim, claro, o homem é fruto do meio; ele sofre as influências do meio em que se desenvolve, assimilando e sedimentando a sua cultura, e assim também a orientação religiosa. Se você tivesse nascido numa determinada tribo indígena no Amazonas, estaria provavelmente com a bunda de fora, dançando numa grande roda, todo pintado e se sentindo muito certo, integrado ao meio onde se desenvolveu e aprendeu a ter como o certo no mundo. Se tivesse nascido na Índia , estaria provavelmente reverenciando um dos deuses que lá são cultuados, vestido com indumentárias características dos indianos e a barba possivelmente dando no umbigo. Se tivesse nascido no Japão, estaria reverenciando Buda; se tivesse nascido no Oriente Médio estaria reverenciando Alá; quem sabe até se explodindo e a outras pessoas, a depender do grau de fanatismo com que assimilasse os valores passados pela religião lá. Se você tivesse nascido em um pais comunista , onde se dissemina a idéia de que não há Deus nenhum e que religião é coisa da ignorância e fraqueza humana e certamente acabaria como certo dessa idéia também.
           Somos frutos do meio, como dito , e você nasceu no Brasil, país de maioria cristã, logo, você é um evangélico ou católico, ainda que se diga um não praticante, pois conserva em si os valores do cristianismo que aprendeu desde batizado ainda bebê. Mas se você tivesse nascido no Irã, certamente seria um muçulmano, pois é a religião que sua família iria lhe passar como a certa. Mas você, como nasceu no Brasil, tinha uma grande possibilidade de ser cristão, por nascer numa família cristã, maioria no Brasil. Mas, porém, ainda que nascido no Brasil , você poderia também não ser cristão e ser do Candomblé ou da Umbanda, desde que nascido em família de uma dessas religiões, pois a família é a célula mater da sociedade, do meio, é de onde vem nossas primeiras referências, as quais sedimentamos , ainda mais que passadas pelas pessoas que nos educam e confiamos, por laços de sangue e afeto. Também, ainda que nascido no Brasil, você poderia não ser cristão, candomblecista ou umbandista, mas de outra religião qualquer que a família em que foi gerado abraçou. Você poderia também ter nascido numa família de ateus e sedimentar em si os valores do ateísmo. Imagine que você tivesse nascido num família cujo patriarca tivesse sido torturado e/ou morto pela ditadura militar por ter tentado o comunismo no Brasil com outros companheiros sonhadores de tal sociedade. Essa família iria lhe passar os valores do ateísmo de forma veemente, lhe levando à convicção de que não existe Deus algum, e que "religião é o opio do povo " ; algo fomentado pelo sistema capitalista para alienar e conformar as massas; sim, você poderia ter nascido em um uma família assim e crescer indiferente a qualquer religião, ou até mesmo combatendo - as.
         Essa diversidade religiosa só reforça a ideia de que o Deus que cada religião abraça e segue tem uma medida humana, da forma como os ancestrais dos povos conceberam o Criador.
Desta forma não tem religião certa ou errada; existe sim , aquela com a qual você se afina mais , segundo a sua natureza.
Hoje existe a noção de ecumenismo e também de inter-religiosidade, que busca aproximar as religiões em prol de uma convivência pacífica e não de conflito por Deus. Entendemos que uma unidade religiosa pode ser alcançada a partir de uma busca de harmonia entre as religiões e não disputas por Deus.

Um comentário:

  1. Redundante, tendencioso, qualquer pessoa em nosso tempo é livre de amarras, a construção social está declinando o comportamento milenar, o iluminismo com sua razão não trouxe a tão sonhada evolução, o niilismo é a decadência das civilizações, o comum nunca será aceito pela sociedade, o conceito de comuna é vazio, sempre haverá os sentimentos básicos, ambição, arrogância, egoísmo...Só o fato de contestar já é por sí só uma desarmonia.

    ResponderExcluir