segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O Que É Budismo ?



Resultado de imagem para budismo

         Quem foi Buda ?

         Buda foi um líder espiritual da antiga Índia, fundador do budismo. Ao nascer, recebeu o nome de Sidharta Gautama. Alguns acontecimentos de sua vida, bem como seus ensinamentos, foram transmitidos oralmente de geração em geração, até serem registrados por escrito 400 anos após sua morte.
       Não há muita informação sobre a avida de Buda, e o pouco que havia, com o passar dos séculos, misturou-se a lendas e mitos sobre sua existência. Contudo, diz-se que ele nasceu príncipe da tribo Sakya, no Nepal, por volta de 566 a. C. Quando criança, Sidharta inquietava-se com assuntos presentes ainda hoje em nossas sociedades: “Por que as coisas mudam ?“ , “Por que precisamos crescer?” e “Por que as pessoas ficam tristes” eram algumas das suas preocupações. Perto de 30 anos, teria descoberto que a fortuna e o luxo proporcionados por sua condição de membro da realeza não traziam a verdadeira felicidade e, assim, deixou o lar e a família para viver humildemente em busca do sentido da vida e da chave da felicidade, experimentando os ensinamentos e as filosofias daquele tempo.
         Durante seis anos, vagou por diferentes lugares e viveu intensamente. Estudou com grandes mestres e aprendeu a arte da meditação, mas ainda assim sentia-se infeliz. Um dia, decidiu sentar-se debaixo de uma imensa árvore – chamada bodhi – para meditar e ficou ali até encontrar as respostas que procurava. Após dias e dias de profunda meditação, teve uma surpreendente revelação e compreendeu plenamente a verdade sobre o sofrimento humano, suas causas e como evita-lo. Sidharta tornou-se conhecido como o “iluminado”. Em realidade, o nome Buda é um título que vem da palavra budh, em sânscrito, que significa “compreender” ou “ser despertado”. Buda pode ser traduzido, portanto, como “alguém que despertou para a verdade”.
           Ele viajou pela Índia o resto de sua vida, ensinando o caminho da iluminação numa jornada que, mais tarde, ficou conhecida como Darma ( o caminho ). Gradualmente, reuniu em torno de si um grupo de seguidores, conhecidos como Sangha ( a Comunidade ). Um aspecto importante da prática budista é que Buda estimulava os integrantes da Sangha a pensar por si mesmos. Orientava seus seguidores a praticar os ensinamentos não porque ele os professava, mas para testá-los neles mesmos.
         Buda orientou pessoas de todos os estratos sociais e, embora tenha morrido com 80 anos – em 486 a.C., aproximadamente -, seus preceitos sobreviveram ao tempo. Suas últimas palavras teriam sido: “Impermanentes são todas as criaturas. Siga o caminho com diligência e sabedoria”.Buda, Darma e Sangha - as três Jóias ou osd Três Refúgios - representam ainda hoje o cerne do budismo.

          ***********************************
                Que todas as criaturas fiquem bem.
                 Que todas as criaturas sejam felizes.
        Que todas as criaturas se libertem do sofrimento.


                        As Seis Perfeições
         Quando o coração de um budista está totalmente inspirado por metta, ele é chamado de bodisatva- aquele que protela a própria iluminação para ajudar os outros a atingir o mesmo estado. O bodisatva segue o caminho das Seis Perfeições, um conjunto de qualidades positivas das quais todos podem se beneficiar se as praticarem:

1.  Dana: desejo de ser igualmente generoso com todas as criaturas sem esperar nada em troca.
2.  Sila: desenvolvimento de um comportamento ético.
3. Ksanti: dom da paciência e habilidade de manter-se calmo em situações difíceis.
4. Virya: esforço veemente para promover a força e a diligência necessárias para progredir no caminho de bodisatva.
5. Dhyana: concentração ou meditação para desenvolver a capacidade mental de manter o foco e tornar as ações mais efetivas.
6. Prajna: exercício da sabedoria entendida não apenas como conhecimento intelectual, mas também como percepção da essência da realidade.

                         O porque do budismo hoje

          A vida moderna pode ser altamente estressante - em razão do trabalho, de relacionamentos, de dinheiro ou da soma de diversos problemas. Felizmente, antigos ensinamentos budistas podem ajudar no alívio dessa tensão, ao estimular sentimentos de paz, amor e compaixão em rotinas excessivamente agitadas e guiadas por metas e objetivos materiais.
         Não apenas os adultos que sofrem de estresse e ansiedade. Atualmente, crianças também precisam lidar com uma série de questões desde muito cedo, como competição, expectativas escolares, ameaças e famílias desestruturadas. As palavras de Buda podem incentivá-las a enfrentar positivamente os problemas e ajudá-las a encontrar tranquilidade dentro de si quando precisarem, como refúgio interior.
        Os princípios budistas também ajudam adultos e crianças a evitar a armadilha moderna de sempre "querer mais", como se as coisas em si - brinquedos, roupas, etc. - pudessem garantir a felicidade. Em contrapartida a esse materialismo, os preceitos budistas ensinam que as crianças e adultos só serão indivíduos realmente felizes e plenos quando reconhecerem dentro de si a beleza da própria existência.
       Outro preceito budista particularmente relevante nos dias atuais é a consciência de que cada momento é único e precioso e deve ser aproveitado ao máximo - já que pode desaparecer num piscar de olhos e nunca mais se repetir. Esse ensinamento estimula a criança a viver intensamente e aceitar a impermanência de todas as coisas, o que torna mais tranquila a compreensão das mudanças em sua vida - a troca de escola, a perda de um ente querido, a mudança de casa ou as diferentes fases do crescimento.

         "O vento se acalmou, as flores secaram;
         Os pássaros cantam, as montanhas escurecem.
          Este é o maravilhoso poder do budismo."
                    Ryokan ( 1758-1831 )
                               Oração Budista
          ***********************************

      O que é budismo ?

      Existem , atualmente, cerca de 350 milhões de budistas no mundo, entre eles um grande número de ocidentais. O budismo começou a ganhar popularidade na ìndia no século IV a.C. , e depois se espalhou por países de Extremo Oriente: ao norte, no Nepal, Butão, Tibete, China, Mongólia e Japão, e ao sul, em Mianmar, Tailândia, Vietnã, Laos e Indonésia.
     Diferentes formas de budismo se desenvolveram ao longo dos séculos nesses países, de acordo com a cultura e os costumes locais. Contudo, os ensinamentos básicos são os mesmos, onde quer que seja praticado. Dentre os preceitos mais importantes, estão a crença na não-violência, a compreensão e a tolerância às diferenças, e a compaixão.
    Buda ensinou que é preciso entender a essência da vi9da antes de a pessoa aperfeiçoar a si mesma para uma existência mais feliz. Assim formulou as Quatro Verdades Nobres, ensinamentos que auxiliam o desenvolvimento pessoal e estimulam a busca da iluminação, estado espiritual possível de ser alcançado por qualquer ser humano. São elas:

1. O sofrimento é parte da vida de todos.
2. A causa desse sofrimento é a nossa própria mente, que, eternamente insatisfeita, sempre deseja "mais" e "melhor".
3. O sofrimento pode ser superado pela compreensão do processo que provoca a insatisfação.
4. Um conjunto de práticas chamado Nobre Caminho Óctuplo, ou Oito Caminhos, pode cessar a constante ganância da mente.

Os preceitos do Nobre Caminho Óctuplo são:

1. Desenvolver um conhecimento profundo das Quaro Verdades Nobres e, a partir delas, inspirar-se para seguir os outros ensinamentos do Caminho.
2. Comprometer-se com o aperfeiçoamento pessoal.
3. Falar gentil e sinceramente.
4. Desenvolver a "ação correta", ou seja, ser tolerante e ter compaixão pelos outros.
5. Ganhar a vida sem causar danos a outros seres vivos.
6. Banir pensamentos negativos para vencer a ignorância e os desejos.
7. Estimular pensamentos saudáveis, pois agimos e falamos de acordo com nossos pensamentos.
8. Desenvolver e aprofundar o poder de concentração.


Outro conjunto de princípios, conhecidos como os Cinco Preceitos, incentiva a responsabilidade por nossos atos:

1. Comprometo-me a não matar.
2. Comprometo-me a não roubar.
3. Comprometo-me a não maltratar os outros seres.
4. Comprometo-me a não mentir.
5. Comprometo-me a não cometer excessos.

       Um tema central no budismo é que qualquer ação, palavra ou mesmo pensamento tem uma consequência não só para os outros, mas também para nós mesmos.
       Este é o carma: colhemos o que plantamos. Isso significa que é preciso falar e agir com sabedoria, pois qualquer hostilidade pode se voltar contra nós. Como os budistas creem na reencarnação, ou seja, em que cada criatura tem muitas vidas, o carma pode se manifestar, senão nesta, em vidas futuras. Os budistas têm consciência de que a gentileza e a sabedoria podem torná-los iluminados e fazê-los alcançar o nirvana, estado espiritual de perfeita paz e felicidade.
      Outros preceito fundamental do budismo diz que a prática do amor e da compaixão para si mesmo e para com os outros traz grande felicidade. Buda chamava isso de metta, o amor incondicional e universal.
      Como os budistas colocam tudo isso em prática ? Geralmente a rotina diária deles inclui algum tipo de meditação, com o objetivo de trazer paz e harmonia não só para suas vidas, mas também para os outros seres. Monges e monjas, que raspam o cabelo e possuem vestimentas características, podem passar a maior parte de seus dias meditando, em templos ou em lugares sagrados, onde normalmente há uma ou mais estátuas de Buda. Os budistas reverenciam essas figuras e fazem oferendas a elas, não por um ato de adoração, mas porque a imagem é referência para o próprio potencial desses monges de atingir aquele estado de espírito. Mas também há aqueles, no Oriente e no Ocidente, que veem o budismo simplesmente como uma forma de se colocar perante a vida. E é justamente essa atitude pacífica, compassível, amável, sábia e generosa que este livro incentiva você o desenvolvimento.


"O vento se acalmou, as flores secaram;
Os pássaros cantam, as montanhas escurecem.
Este é o maravilhoso poder do budismo."
               Ryokan ( 1758-1831 )

***************************************************** 

Nenhum comentário:

Postar um comentário