quinta-feira, 30 de maio de 2019

"Mulher", Uma Música Espiritualista

Na música "Mulher", linda canção onde Geraldo Azevedo com muita sensibilidade fala da mulher em seus vários aspectos, de sofrimento no mundo , notadamente em nossa sociedade machista, que tem tratado a mulher como ser inferior ao homem, objeto de sexo, de posse, para servi-lo tão somente e sem direitos, cerceada de limitações, a certa altura da letra percebemos também um aspecto espiritual.  A música retrata os vários aspectos e fatos que envolvem a mulher no nosso tempo, e entre esses vários aspectos está na música também um fato que infelizmente tem se tornado reincidente, o feminicídio. Isso é relatado nos versos " O espectro da mulher assassinada  / Em nome do amor ". O termo espectro é comumente utilizado como alma, espírito, etc. ; o lado metafísico do ser no que muitos creem e uns até garantem ver ou ter visto e até com ele interagir em comunicação; psicografia, etc. A temática em si da letra não é espiritualismo, mas por essa passagem, na forma que é abordado o espectro, a alma de alguém que morreu, pois foi "assassinada", podemos dizê-la uma música espiritualista:

Mulher
Geraldo Azevedo

Eu sou a mãe da praça de maio 
Sou alma dilacerada 
Sou Zuzu Angel, sou Sharon Tate 
O espectro da mulher assassinada 
Em nome do amor 
Sou a mulher abandonada 
Pelo homem que inventou 
Outra mais menina 
Sou Cecília, Adélia, Cora Coralina 
Sou Leila e Angela Diniz 
Eu sou Elis

Eu sou assim 
Sou o grito que reclama a paz 
Eu sou a chama da transformação 
Sorriso meu, meus ais 
Grande emoção 
Que privilégio poder trazer 
No ventre a luz capaz de eternizar 
Em nós sonho de criança 
Tua herança

Eu sou a moça violentada 
Sou Mônica, sou a Cláudia 
Eu sou Marilyn, Aída sou 
A dona de casa enjaulada 
Sem poder sair

Sou Janis Joplin drogada 
Eu sou Rita Lee 
Sou a mulher da rua 
Sou a que posa na revista nua 
Sou Simone de Beauvoir 
Eu sou Dadá

Eu sou assim...

Ainda sou a operária 
Doméstica, humilhada 
Eu sou a fiel e safada 
Aquela que vê a novela 
A que disse não 
Sou a que sonha com artista 
De televisão 
A que faz a feira 
Sou o feitiço, sou a feiticeira 
Sou a que cedeu ao patrão 
Sou a solidão

Eu sou assim


*********************************************************************************************
Leia "Vestígios da Luz"
Jesus através da Música Pop !
http://vestigiosdaluz.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário