terça-feira, 23 de setembro de 2014

POR QUE "DEUS É BRASILEIRO" ?

Andei procurando saber qual é a origem da frase que diz que Deus é brasileiro. Há algumas especulações mas nada de certeza sobre a origem da frase. Sendo assim eu posso achar e lançar a tese que essa frase existe em função do Cristo Redentor como símbolo maior desse país que tem o cristianismo já na sua gênese , trazido pelos portugueses quando aqui se instalaram e nos colonizaram. 
O Cristo Redentor é um monumento retratando Jesus Cristo. Fica no bairro de Santa Tereza no Rio de Janeiro no topo do Morro do Corcovado. Foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 ( dia de Nossa Senhora Aparecida ) , após cerca  de cinco anos de construção. É considerado por muitos o maior símbolo da América Latina.  
Sua construção foi sugerida pelo padre Pedro Maria Boss à Princesa Isabel em 1859 mas as obras da sua construção só foram iniciadas em 1926. Destacam-se na execução da obra o engenheiro Heitor da Silva Costa ( autor do projeto ) , o artista plástico Carlos Oswald ( desenhista final do monumento ) e o escultor francês Paul Landowsk ( executor dos braços e do rosto da escultura ). Sua construção é considerada um dos grandes marcos da engenharia civil brasileira. Foi erguida em concreto armado e revestido de um mosaico de triângulos de pedra sabão originária de Carandaí (MG) .
A obra foi erigida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e paróquias de todo o país. Da França vieram apenas uma réplica de 4 metros ,  feita pequenos moldes , assim como modelos das mãos feitas pelo colaborador Landowski.

Houve muitas controvérsias e discussões acaloradas entre católicos protestantes e os sem religião quanto à construção da obra. Líderes da Igreja Batista se posicionaram contra a sua construção.
Em 12 de outubro de 2006 foi transformado em santuário católico. Na base do monumento há uma capela devotada a Nossa Senhora Aparecida.

O Cristo Redentor é considerado uma das novas 7 maravilhas do mundo moderno.


2 comentários: