terça-feira, 11 de outubro de 2016

MARXISMO , O IDEAL DE UMA SOCIEDADE JUSTA !
















A Revolução Industrial europeia fez crescer duas coisas espetaculares: a riqueza da burguesia e a miséria operária. Então, surgiram pensadores socialistas que achavam que a culpa não era da indústria , mas do capitalismo.
       O principal pensador do Socialismo foi o alemão Karl Marx. Em suas obras O Manifesto Comunista ( de 1948, escrito junto com seu amigo Friedrich Engels ) e O capital ( 1867 ), ele defendeu o chamado Socialismo Científico ( também chamado de marxismo ). para Marx, " demonstra-se cientificamente" que:
1. O capitalismo é um sistema injusto. A única maneira de a burguesia lucrar, acumular capital, é explorando a força de trabalho do proletariado. As reformas sociais são importantes, mas no fundo todos os tipos de capitalismo são mesmo selvagens.
2. O capitalismo é irracional. A economia voltada para o lucro de uns poucos desgraça a vida da maioria. O mercado é descontrolado, não impedindo que ocorram crises econômicas terríveis. Nessas crises, há condições para o proletariado realizar a revolução socialista.
3. Através da revolução, o proletariado liquida o capitalismo e o Estado burguês, que mesmo quando democrático só existe para defender a burguesia. A nova sociedade, socialista é justa e racional. As fábricas, minas, bancos, terras, empresas , etc. que passam a pertencer coletivamente ao povo trabalhador. A economia é racionalmente planejada por um Estado dirigido pelos trabalhadores e, portanto, muito mais democrático do que qualquer governo capitalista. O objetivo da economia não é o lucro, mas o bem-estar social. 
      Marx e Engels foram os primeiros a dar uma importância gigantesca ao proletariado. Em vez de os trabalhadores serem "pobres coitados"  , passaram a ser considerados como a maior força revolucionária do planeta. Entretanto, dizem os marxistas, muitos trabalhadores estão embriagados com a cachaça ideológica burguesa, ou seja, as ideias dominantes numa sociedade são as da classe dominante, que diz que "os trabalhadores devem ser conformados " , que " sempre haverá ricos e pobres " , que "o socialismo é um sonho impossível ", etc. Por isso, os trabalhadores devem criar seu próprio partido político revolucionário, que esclareça os trabalhadores, que divulgue as ideias  do socialismo científico, que dirija a luta operária, que comande a revolução socialista.
        Baseado nas ideias de Marx, estourou a Revolução Socialista na Rússia em 1917, dirigida pelo partido bolchevique liderado por V. I. Lênin. Dela, surgiria a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ( URSS ).  A partir disso, a maioria dos marxistas-leninistas do mundo inteiro partiram para fundar os partidos comunistas em seus países.  ( Mario Schmidt - Nova História Crítica do Brasil - 500 anos de História malcontada. 1977  ; Pág. 246 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário