sexta-feira, 25 de março de 2016

JESUS , O MARCO INICIAL DO OCIDENTE



Com o evento Jesus se inicia um novo calendário de um novo mundo de uma nova mentalidade, tendo por base ética e moral sua ideologia , seus ensinamentos , sua ação como um todo ; e assim se mostra então que não é algo superficial , sem fundamento , sem razão , mas de impactante sentido metafísico, desde que Jesus é um espírito vivo e influente, interagindo assim na vida real através daqueles que tiveram e os que ainda vão ter com ele o contato , a visão , pela sua marcante aparição. O fato de Jesus ainda existiir no mundo espiritual mostra que realmente a vida continua ; ele não estava errado. O mundo espiritual é real e o próprio Jesus é prova disso pelas suas próprias aparições que a seu contento faz. ( http://vestigiosdaluz.blogspot.com )
Um ocidental que não tem em sua consciência , em sua razão alguma sincronia com a ética cristã, no mínimo que seja, é um alguém que não está situado coerentemente ; um desentendido do seu tempo e lugar como ocidental ; é como um deslocado  ; uma pessoa que não se entende no seu próprio contexto espaço tempo em que vive. Esses estão fora de lugar , desencontrados , algo assim , se não se compreende como um ocidental , um povo que vem a partir de um evento que foi Cristo ;  e deve sim,  se situar na razão disso de alguma forma , em algum nível dos tantos em que se possa Jesus instar. Os religiosos mais pertinentes sugerem termos Cristo como Deus , e muitos assim o têm , porém muitos não o têm como um Deus , mas nem por isso o negam completamente , ainda o têm como um profeta , um filósofo , um santo , um artista , um apaixonado , um político , um avatar , um gênio, etc. , etc. , mas o têm sempre de alguma forma sem desconforto e sem ser necessariamente religioso. A muitos falta esse entendimento pra ficar em paz com  Cristo de alguma forma , com seu tempo e seu lugar como homem ocidental ; outros ainda como verdadeiros anti-cristo ainda o querem negar , o apontando coo fator até negativo , não percebendo o valor positivo que no Cristo se aufere ; estes nadam contra a maré , como ocidentais contrários aos próprios valores ocidentais mais caros.
Mesmo alguém não crendo na existência de Deus ao modo de bíblico ou ainda sendo ateu pode muito bem aceitar Jesus pela positividade de suas ideias. Os espíritas, mesmo não são bíblicos , aceitam Jesus como um espírito dos mais evoluídos.  Por ser um ateu não tem de ser necessariamente um oposto de  Jesus como um todo , visto os ateus cristãos. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo_crist%C3%A3o )  Vejamos alguns casos em que Jesus não é abordado como se faz crer na Bíblia , ainda assim lhe é conferido valores altamente positivos em aceitação:
Neste livro por exemplo , Jesus é abordado como um grande filósofo ! O maior ! E por que não ? 
"Jesus, o maior filósofo que já existiu relata a mais radical revolução na história da filosofia, ao apresentar ao leitor as diferenças que Jesus fazia entre a metafísica (origem da filosofia), a epistemologia (a filosofia do conhecimento), a antropologia (a filosofia do homem), a ética e a política." ( http://ediouro.com.br/novo/livro/jesus-o-maior-filosofo-que-ja-existiu

Já nesse livro , Jesus é visto como um Mestre ! E não é realmente ? "Ao longo da história, muitas pessoas conseguiram com suas idéias mudar o curso da Política, da Filosofia, da Ciência ou da Religião. Houve um homem, no entanto, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade.
Esse homem foi Jesus Cristo e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos. Suas incomparáveis inteligência e personalidade tornaram-no o perfeito ponto de partida para uma investigação sobre o funcionamento da mente e sua surpreendente capacidade de superação.
Em O mestre dos mestres, primeiro volume da coleção  "Análise da inteligência de Cristo"  , Augusto Cury faz uma original abordagem da vida desse grande personagem, revelando que sua inteligência era bem mais grandiosa do que imaginamos.
Sob o ponto de vista da psicologia, Cury apresenta um fascinante estudo do comportamento de Jesus, iluminando os aspectos mais notáveis de suas atitudes. Quando se esperava que ele falasse, ele silenciava; quando se imaginava que ele puniria, perdoava; quando se achava que ele ostentaria seus feitos, mostrava-se humilde. Quando soube que seria preso, em vez de fugir, Jesus entregou-se ao destino e à morte.
Ele viu de perto a fome, a miséria e a dor, mas manteve-se firme em seus propósitos. Tamanha era sua capacidade de gerenciar as emoções que, apesar das inúmeras provações por que passou, Jesus tornou-se o símbolo maior da esperança, do amor, da dignidade e da compaixão.
Nestas páginas, você fará uma viagem pelos mistérios da mente do Mestre dos Mestres. Não importam quais sejam suas crenças, sua religião, posição social ou condição financeira, a mensagem de Cristo é universal e fala ao coração de todas as pessoas.
****
Nada é tão fascinante como penetrar no mundo inatingível da mente ou da psique. Dentro de cada ser humano há um mapa a ser percorrido com sutilezas, momentos de alegria, períodos de sofrimento, golpes de ousadia, tempos de recuos, pensamentos que transmitem tranqüilidade, idéias que causam perturbação.
Depois de estudar o perfil psicológico de alguns pensadores como Nietzsche, Freud e Einstein, resolvi investigar a inteligência daquele que dividiu a história: Jesus Cristo.
Seu comportamento, suas palavras, sua capacidade de se proteger nos focos de tensão, a habilidade de libertar seu imaginário e a fineza de sua arte de pensar aplicada a situações em que por certo reagiríamos agressiva ou timidamente deixam perplexo qualquer profissional ou cientista que se disponha a estudá-lo em profundidade – psiquiatras, psicólogos, cientistas da educação, sociólogos. É o que pretendo demonstrar.
Estudar a mente de Jesus Cristo é incomparavelmente mais complexo do que estudar a mente de qualquer outro pensador . O resultado desse estudo é uma coleção de cinco livros que escrevi para tentar explicar suas várias facetas.
Este é o primeiro livro da coleção. Nele veremos que Jesus foi o Mestre dos Mestres, o maior educador da história. Ele conseguia atingir com delicadeza, sabedoria e perspicácia as regiões mais profundas do inconsciente de seus complicados discípulos. Fico perturbado ao constatar que ele aproveitava momentos incomuns para dar solenes ensinamentos.
Devo confessar que investigar Jesus Cristo fez implodir meu orgulho, revelar minha pequenez, dissecar minhas mazelas psíquicas. Veremos que analisar sua inteligência nos permite dispor de excelentes ferramentas para nos educar e educar quem amamos, pois os ensinamentos de Jesus oxigenam nossas mentes, expandem o prazer de viver e estimulam a sabedoria." - Augusto Cury https://www.paulinas.org.br/loja/mestre-dos-mestres-o-vol-1
Já este tem Jesus como um político revolucionário ! "A volta do Jesus revolucionário
"Um novo livro afirma que o Jesus pacifista foi uma invenção dos evangelistas e sugere que, na vida real, ele foi mais um Che Guevara que uma Madre Teresa de Calcutá" http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2013/08/volta-do-bjesus-revolucionariob.html  


Jesus é alguém que pregava justiça social,  aqui. http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/jesus-historico-como-a-ciencia-pode-ajudar-a-entender-o-comeco-do-cristianismohttp://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/jesus-historico-como-a-ciencia-pode-ajudar-a-entender-o-comeco-do-cristianismo " Segundo os historiadores, tão importante quanto quem era Jesus é o que ele dizia — foi sua mensagem poderosa que repercutiu em todo o mundo e, séculos mais tarde, deu origem às diversas vertentes religiosas. "Ele era um camponês pobre que, diante das injustiças que o mundo apresentava, defendia a instauração do Reino de Deus — um reino de justiça e fartura, sem hierarquias sociais" "

Aqui Jesus é abordado como o maior psicólogo. Com uma linguagem simples e cativante, Mark Bakerele mostra com esta obra que, seja qual for a nossa crença religiosa ou filosofia de vida, todos podemos nos beneficiar da sabedoria daquele que, como diz o autor, foi o maior psicólogo de todos os tempos. https://www.facebook.com/Jesusemevidencia/photos/a.144281799054979.32905.144271252389367/585060104977144/?type=3&theater   


Não importa portanto qual o entendimento que se tenha de Deus ou memo se se crê em um Deus ou qual religião seja , mas ter Jesus em positividade é algo comum e sensível , mais ainda , coerente ao ser ocidental em sua gênese mais profunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário