domingo, 21 de setembro de 2014

A "PALAVRA DE DEUS " TEM GERADO MAIS DESENTENDIMENTO DO QUE ENTENDIMENTO
























É comum as pessoas religiosas se referirem à Bíblia como “ A Palavra de Deus “. Pois então: a “ palavra de Deus “ tem gerado muita incompreensão e desentendimento , quando menos , pois para além disso, tem sido causa de acirradas estranhezas , discussões e brigas entre aqueles que sob ela constroem seus castelos e alegam tomá-la ao pé da letra , admitindo serem os donos da sua interpretação.
Está certo que nem eu nem muita gente que pensa racionalmente acredita de fato que o que está na Bíblia sejam escritos do punho de Deus , em pessoa. Claro que antigos homens , entre o povo hebreu , iniciaram seus escritos. Até se admite que eram seres altruístas que assim fizeram movidos por nobre intenção de orientar , educar , espiritualizar o povo , valendo-se de todos os recursos possíveis. Se o bem no coração desses homens o moviam , então com toda boa vontade assentimos que esses homens estavam inspirados por Deus , tudo bem , pois Deus é o bem , é o amor , então podemos assim aceitar , ainda que contenha estranhezas e contradições , as quais devem ter lá suas explicações pelo tempo em que foram.
Mas ainda que admitindo que Deus de próprio punho escreveu a Bíblia e a deixou sobre a Terra para guiar a humanidade , o que se constata é que não existe um entendimento consensual do que realmente Deus nos diz em sua palavra ; qual caminho aponta à humanidade a seguir, e assim é que vemos desta mesma palavra as múltiplas interpretações desdobradas em diferentes religiões , as quais umas até se opõem frontalmente a outras.
Os Judeus só admitem uma parte desta ‘palavra de Deus ‘ , os cinco primeiros livros , desprezando todo o restante. Os protestantes se subdividem em tantas linhas diferentes, assumindo diferentes posturas em suas práticas religiosas. Dentre eles estão os Testemunhas de Jeová , que parecem tirar uma interpretação bem diferente da ‘ palavra ‘ do que os Batistas e os Assembleianos. Os protestantes parecem gostar de se apegarem mais ao Antigo Testamento , diferentemente dos católicos , que se apegam bem mais ao Novo Testamento, incluído aí os Evangelhos , relevando o sacrifício de Cristo, que em cada missa é relembrado. Os judeus desprezam todos os outros , mas parece que principalmente aos católicos. Os Protestantes parecem desdenhar uns aos outros e não aceitam os católicos. Os católicos se opõem ao Judeus e são indiferentes aos Protestantes. Há ainda anglicanos e etc. Religiões novas surgem e podem mais surgirem fundamentadas no Bíblia , desta mesma ‘palavra ‘ da qual essas diferentes e até oponentes religiões se dizem se mirar. Como pode ser ‘ a palavra de Deus ‘ assim ? A ‘palavra de Deus ‘ deveria ser uma em sua mensagem e sem deixar margem a dúvidas, dissenções e desentendimentos.
Seria de boa medida então que todas essas religiões bíblicas resolvessem parar para acertar e discutissem para chegarem a um entendimento do que Deus realmente nos diz. Seria uma grandessíssima conferência que duraria , meses , até anos , mas que em nome de salvar a “Palavra de Deus” iria se definir por uma única definição da ‘palavra’ , uma única religião, pois Deus nos quer dizer apenas uma coisa , objetiva e diretamente.
Claro que durante tal convenção , encontro , seja lá o que chamem, deve haver muita discussão , briga , xingamento , digladiação , fervura , ebulição , mas no final uma única diretriz seria tomado pelo entendimento definitivo da ‘Palavra de Deus ‘.
Acredito até que isso tudo seria dispensável. Na verdade os tempos são outros e a humanidade já não tem tanto medo do Bicho Papão nem mais acredita em Papai Noel. Se teve sua serventia foi em outros tempos. Hoje , as inteligências não mais creem , e mesmo os do mal , o que é pior , não acreditam no inferno mais do que na própria morte , ainda que venha a ter mais vida no recheio , se a influência espírita faz a tantos outros neste patamar se sentirem com uma chance ainda de se emendarem. O que a humanidade precisa é se educar para serem bons uns com s outros , mas não por medo de Deus, mas por uma tomada de consciência humana , que estamos todos no mesmo barco , somos uma espécie e devemos nos amar mais , nos unir , etc. , por aí, uma educação pela fraternidade , pela solidariedade e não por ameaça , que esse tempo já passou.
Mas se entendessem essas religiões bíblicas de se unirem numa convenção para redefinir a religião da ‘palavra de Deus’ , seria de bom tom , pois está muito à vista que a palavra de Deus não está sendo compreendida , e que a estão interpretando às suas próprias conveniências. Tá soando falso ; tá gerando mais desentendimento do que entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário